Fernando Daniel: "É uma canção poderosa sobre amor com uma mensagem forte"

O Festival da Canção começa este fim de semana com a primeira semi-final. Fernando Daniel é um estreante no Festival da Canção e espera representar Portugal em Kiev com a sua música "Poema a dois".

Falamos com o Fernando antes do espetáculo deste fim de semana para descobrir um pouco mais sobre ele antes de subir ao palco no domingo.


Olá Fernando, antes de mais parabéns pela participação no Festival da Canção, podes contar-nos um pouco sobre como surgiu o convite para o evento deste ano?
Muito obrigada! A minha participação no Festival da Canção 2017 surgiu de um convite do Nuno Feist, que foi um dos 18 compositores convidados pela RTP para participar no evento. 

Podes contar-nos um pouco sobre a música e a tua equipa?
É uma canção poderosa sobre amor com uma mensagem forte. A equipa é ótima, muito profissional e ao mesmo tempo dámo-nos todos muito bem o que facilita as coisas. Se eu nomeasse um a um, seria impossível e provavelmente esqueceria-me de alguém. Para além do compositor Nuno Feist e do letrista Nuno Marques da Silva, tem a equipa de produção, comunicação e promoção e muitos outros.

As regras do Festival da Canção mudaram este ano para permitir canções em outras línguas. Se ganhares e fores à Eurovisão, a canção vai continuar em português ou pode surgir uma versão em inglês para Kiev?
Já temos uma versão em inglês com letra de Keith Mills. Temos a semi-final daqui a cerca de uma semana e a final no dia 5 de Março. Estamos totalemtne focados nisso. Um versão inglesa em Kiev... é uma possibilidade mas ainda não sabemos isso. 

Como estás a preparar a tua performance no Festival da Canção?
A música em si não necessita de muita performance mas claro que não queremos negligenciar essa parte.

Ganhaste o The Voice Portugal no ano passado, parabéns por isso! Sentes que essa experiência te dará alguma vantagem no Festival da Canção e, eventualmente,  na Eurovisão?
O facto de eu ter ganho o The Voice Portugal em Dezembro mais o facto de a minha Prova Cega ter sido considerada a melhor no mundo inteiro trouxe-me alguma visibilidade e isso pode ajudar mas não nos podemos esquecer que existem muito bons cantores e compositores, a qualidade este ano é muito boa.

Quais são os teus planos depois do Festival da Canção? Podemos esperar por um álbum?
Sim, já estou a trabalhar nisso.

Quem são as tuas inspirações musicais?
Tenho muitos: James Arthur, James Bay, James Morrison, Shawn Mendes, John Mayer, Diogo Piçarra, Bryan Adams, entre outros.

Finalmente, és um fã da Eurovisão? Quais foram os teus artistas preferidos nas edições anteriores da Eurovisão?
Eu acompanho a Eurovisão desde que os Lordi ganharam a Eurovisão e sei que é um maior evento musical no mundo. Agora eu assisto sempre que posso. Conchita e Loreen são provavelmente quem me impressionou mais.

Muito obrigada e a maior sorte para o Festival da Canção!
Obrigada!

fonte: escbubble (http://escbubble.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário