Entrevista de Fernando Daniel à oikotimes.com


Podes apresentar-te aos nossos leitores?
O Fernando Daniel é um rapaz simples como qualquer outro rapaz da sua idade. É cantor e instrumentista, tocando piano e guitarra. Costuma cantar frequentemente em bares e participou em alguns talent shows tais como Factor X e The Voice, que ganhou e cuja Prova Cega foi considerada a melhor de todos os The Voice 2016 a nível mundial. Ele continua a lutar pelo seu sonho que é a música.


O quê que a música significa para ti?
Como eu disse antes, a música significa o mundo para mim. Não me imagino a fazer outra coisa que não seja música. É para isso que tenho trabalho muito, para ter um lugar na música em Portugal e, eventualmente, além fronteiras com uma carreira internacional.

Como é que a RTP te contactou para participares no Festival da Canção?
A RTP convidou 18 compositores, entre os quais, o maestro, músico e compositor Nuno Feist. Foi ele que me convidou a participar no Festival da Canção 2017.

Recentemente, Portugal não tem conseguido bons resultados na Eurovisão. No teu ponto de vista, porquê que isso tem acontecido?
Bem, há muitas razões mas, principalmente, porque as pessoas em Portugal perderam o seu interesse no concurso e, por isso, os grandes nomes da música em Portugal nem consideram a hipótese de participar no Festival da Canção. Mas, este ano, podemos ver um grande investimento e disposição da RTP para que o Festival da Canção retome os seus tempos de ouro.

Este ano, depois de um ano sem participar, parece que Portugal está a levar mais a sério a Eurovisão e o Festival da Canção. Por exemplo, eu li que os vencedores de várias edições do The Voice foram convidados a participar este ano. O que achas que pode fazer a diferença entre ti e os outros participantes?
Como referi antes, não foi a RTP que convidou os cantores mas sim os compositores. O facto de participarem vários cantores de várias edições do The Voice e do Factor X, acho que se deve ao facto de quererem chegar a uma nova geração de músicos em Portugal. Mas o aspeto mais interessante é que existem cantores e compositores de vários estilos musicais. A única vantagem que eu posso ter em relação aos outros vencedores do The Voice talvez seja o facto de toda a at4enção que a minha participação causou na imprensa em Portugal e no resto do mundo. Mas tudo dependerá das canções porque todos eles são muito talentosos.

Podes falar-nos um pouco da tua música?
A minha música fala de amor. Uma canção poderosa com uma excelente mensagem.

Durante o The Voice, escolheste o Mickael Carreira como mentor, que é um artista muito conhecido em Portugal. Pediste-lhe alguns conselhos depois de decidires participar?
Quando o Nuno Feist me convidou para participar no Festival da Canção, em Outubro, eu estava totalmente focado no The Voice por isso não quis misturar os dois projetos.

Sobre a Eurovisão, consideras-te um Eurofã? Qual a tua melhor memória sobre a competição e a tua música favorita?
Eu sigo a Eurovisão o máximo que consigo. Quando Lordi ganhou a Eurovisão eu comecei a ver com mais frequência. Músicas favoritas... eu tenho algumas mas se tivesse de escolher diria "Rise like a Phoenix" da Conchita e "Euphoria" da Loreen.

No caso de seres o eleito para representar Portugal em Kiev, quais são as tuas expectativas em relação à competição?
Um passo de cada vez mas como em qualquer competição que entro, eu quero ganhar. Eu sei que é muito difícil, a qualidade das músicas stá cada vez melhor mas eu ficaria muito feliz por trazer para Portugal o melhor resultado de sempre.

A tua entrevista vai ser lida por muitos fãs da Eurovisão, em todo o mundo, tens alguma mensagem especial para eles?
Eu sei o quanto os fãs apoiam os cantores que participam na Eurovisão. O vosso apoio é uma grande contribuição para aquele que é o maior concurso de música no mundo. Muito Obrigada pelo vosso apoio!

fonte: oikotimes.com (https://oikotimes.com)
Foto: Alfredo Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário