Fernando Daniel em exclusivo: "Gostava de ser o primeiro português a sair de um concurso para o mundo!"

Fernando Daniel é o concorrente do "The Voice Portugal", da RTP1, de quem mais se fala atualmente.


O jovem de 20 anos tem a participação mais vista da 4ª. edição no canal do programa no Youtube. O El Mundo, jornal espanhol, escreveu um artigo sobre a sua atuação, James Arthur, vencedor do "X Factor" inglês, quis segui-lo no Instagram e até num programa de uma rádio de Los Angeles, do Estados Unidos da América, foi comentada a sua participação.

O concorrente falou, em exclusivo, ao "A Caixa que já foi Mágica":

ACQJFM.: Bastaram cerca de três segundos para dois mentores pressionarem o botão.  O que é que se sente quando se viram as cadeiras?

Fernando Daniel.: É um despertar de uma grande emoção. Não se consegue explicar bem, só mesmo sentindo. É inexplicável!

ACQJFM.: Porquê a escolha de Mickael Carreira para mentor? Era uma opção que já tinhas em mente?

F.D.: Não. Antes de entrar disse que escolheria aquele/a que vibrasse mais comigo e notei isso na Mariza e no Mickael. O Mickael acabou por conseguir ir ao encontro daquilo que eu queria ouvir.

ACQJFM.: Existem diferenças entre o Fernando que participou no Factor X e o Fernando que participa no The Voice Portugal? 

F.D.: Sim. Existe um Fernando mais maduro, mais forte e mais centrado no seu sonho.

ACQJFM.: O James Arthur quis seguir-te no Instagram e numa página de fãs e o El Mundo desfez-se em elogios num artigo. Esperavas causar tanto impacto? O que é que isso significa para ti?

F.D.: É uma grande emoção. Fiquei muito orgulhoso de mim. O artigo que o El Mundo escreveu vai ao encontro daquilo que eu quero um dia.

ACQJFM.:Quais são as tuas maiores inspirações na música atualmente? 

F.D.: Tenho vários artistas em quem me inspiro. James Arthur, James Bay, James Morrison, Shawn Mendes, John Mayer, Diogo Piçarra ou Bryan Adams, são alguns deles.

ACQJFM.: Seja qual for o resultado da tua participação no The Voice, o que é que pretendes fazer na música depois do final do programa?

F.D.: Depois do programa quero iniciar uma carreira na música. Uma carreira a sério. Quero gravar um álbum, lançar um single, fazer uma digressão pelo país e fora dele, se fosse possível. Quero ser um artista completo.

ACQJFM.: Portugal é o limite?

F.D.: Temos um grande país para explorar e muitas pessoas a quem chegar, mas tenciono mostrar ao Mundo o que quero. Gostava de ser o primeiro português a "sair" de um concurso musical para o Mundo!

Vê ou revê a atuação de Fernando Daniel:


fonte: Blog "A caixa que já foi mágica" (http://acaixaquejafoimagica.blogs.sapo.pt/)

«The Voice Portugal 4»: Prova Cega de Fernando Daniel elogiada no estrangeiro

A estreia da quarta edição do The Voice Portugal não podia ter corrido melhor. Não só esteve entre os cinco assuntos mais falados à escala mundial no Twitter como está agora a ser elogiada internacionalmente devido à participação de um dos seus concorrentes, Fernando Daniel que, no passado domingo, subiu ao palco com o tema When We Were Young, da cantora britânica Adele.


Para o jornal espanhol El Mundo, o programa da RTP terá encontrado um artista capaz de encher estádios em todo o mundo. «É sempre difícil enfrentar uma prova cega para mais com um tema de Adele que tem uma voz única um potencial alcance que muito poucos têm. Mas Fernando Daniel atreveu-se a fazer qualquer coisa e é, claro, que foi uma boa aposta pois só precisou de dez segundos para entrar no The Voice português», leia-se no artigo publicado. Já para o conceituado programa de rádio On Air de Ryan Seacrest, o jovem de 20 anos ofereceu aos telespectadores uma «reedição imponente» do tema de Adele que «levou todos os quatro jurados a tocar no botão vermelho e a virar as suas cadeiras».

Ao site A Televisão, Fernando Daniel não esconde a emoção de ver o seu talento reconhecido nove anos depois de estar a tentar entrar no mundo da música. «É muito gratificante para mim. Sinto que estou a ter um sonho. Sempre quis ser conhecido por cantar e sinto que estou a conseguir chegar a onde quero chegar que é ao mundo inteiro», confessa o jovem que, nos últimos dias, tem recebido mensagens do Brasil, Espanha, Singapura, China e, entre outros países, Inglaterra. Ainda assim, há muito caminho por percorrer: «Eu não digo que é um concretizar de um sonho porque eu ainda não tenho nada, mas posso dizer que é o começo de um sonho, sim».

O seu principal objetivo passa por ganhar o The Voice Portugal e, talvez, no futuro apostar numa carreira internacional. «Eu gosto muito de sonhar alto mas tenho os pés no chão. Se isso não se concretizar, pelo menos uma carreira nacional. Quero dar os meus concertos, gravar álbuns, singles, videoclips, tocar na rádio, ou seja, tudo o que um artista com nome faz», desejou Fernando Daniel que tem agora pela frente uma competição feroz. «Os portugueses podem esperar sempre aquilo que viram de mim: muita emoção, muito esforço, muita dedicação e muita vontade de vencer», rematou.

fonte: A Televisão (http://www.atelevisao.com/)

The Voice Portugal: Prova Cega

Está de volta o The Voice Portugal, na RTP1! O sucesso da última edição, fez regressar Marisa Liz, Mickael Carreira, Aurea e Anselmo Ralph como mentores do programa.

A primeira ronda de Provas Cegas revelou vários talentos, de onde se destacou Fernando Daniel, de 20 anos e natural de Estarreja. 

A mãe, que vive no Luxemburgo, surpreendou o jovem antes de entrar para o palco. Um momento emocionante entre mãe e filho, mas o momento alto foi, sem dúvida, a interpreteção de Fernando do tema "When we were young" da Adele.

Foram precisos cerca de dois segundos para que Marisa e Mickael virassem as cadeiras mas até ao final da performance todos os mentores carregaram no botão. No final, o concorrente foi muito aplaudido pelo público e pelos mentores, merecendo inclusivé uma ovação de pé de Mickael Carreira.

Fernando dedicou a performance a si próprio, porque estava na altura de fazer algo por si (recorde-se que Fernando participou em duas edições do Factor X). "Cantei para mim porque acho que mereço pelo que tenho tentado na música. Achei que estava na altura de fazer isto por mim, se eu não fizer, ninguém o fará.".

Marisa considerou que foi uma performance muito emocionante e realçou o querer do concorrente em singrar na música. Para Mickael, o Fernando já é "um cantor feito" e prometeu que "além de ser teu mentor, vou ser teu fã". Aurea destacou o talento de Fernando e o seu coração e alma por estar a lutar pelo seu sonho. Por sua vez, Anselmo emocionou-se pela preserverança do jovem, depois de todas as dificuldades que se têm atravessado no seu caminho.

Apesar de todos lutarem pelo concorrente, Fernando acabou por escolher Mickael como mentor. Um "Ás de Ouro" para a equipa do mentor, segundo as palavras de Catarina Furtado, apresentadora do programa.


Vídeo

Fotos